Já PENSOU alguma vez em como se forma o ovo? É um processo complicado bem como ordeiro e fascinante.
O desenvolvimento de um ovo ocorre no ovário e no oviduto. As galinhas possuem apenas um ovário e do lado esquerdo. Certas aves selvagens,porém,possuem dois ovário e dois ovidutos. O ovário da galinha pode ser assemelhado a um cacho de uvas, com os muitos óvulos em vários estágios de desenvolvimento. A maior quantidade de óvulos já encontrados numa galinha foi de 3.065, e o maio numero de ovos que uma galinha já botou em sua vida,que o homem tenha observado,segundo se afirmou,foi 1.515 ovos em oito anos.
O processo de produção de ovos da galinha leva cerca de vinte e quatro horas. Em menos de uma hora depois que uma galinha botou um ovo,outro vitelo já atingiu seu pleno tamanho,ocasião em que consiste em seis camadas. Nas aves selvagens a sexta camada depende da presença de um macho. Se não houver um macho à disposição, a fêmea não pode produzir seus ovos. As aves domestica,porém,podem continuar a botar ovos sem mesmo terem visto um galo.
Pode haver algum propósito nisso?
Realmente há. A finalidade das aves selvagens botarem ovos é a reprodução de suas espécies,e,portanto,a presença do macho é necessária para o acasalemento. Mas as galinhas domésticas também botam ovos para consumo humano,e para esse fim não é preciso um macho.
Quando a gema esta plenamente formada ou madura,ela se desprenda da haste ovariana e penetra no oviduto,que consiste em diversas seções. A primeira seção,conhecida como infundíbulo,o ovo é fertilizado se a galinha se acasalou. Sua permanência nesta seção é só de alguns minutos; dai passa para próxima seção. o magnum. À medida que o ovo atravessa essa seção adiciona-se albumina,camada em cima de camada,quatro ao todo,processo que leva cerca de quatro horas. A essa altura já chegou também à próxima seção,o istmo,onde se acrescenta duas membranas,uma interna e outra externa, para cobrir as camadas de albumina.
Estas duas últimas membranas são completadas em cerca de uma hora e dez minutos,então o ovo atinge o útero ou a glândula que forma a casca,onde permanece cerca de dezenove horas. Quando as membranas externas e internas são primeiro adicionadas,elas se ajustam direitinho sobre o ovo,mas logo se alargam e assim, no útero,as primeiras cinco horas são consumidas para se encher as membranas com água e minerais,processo denominado "dilatamento" do ovo. Dai durante as próximas quatorze horas acrescentam-se várias camadas de casca. Depois disso,supre-se a cutícula ou pele dando ao ovo sua cor característica. O ovo move-se para vagina (cloaca) e é expelido pela galinha.
A essa altura é bem provável que você se pergunte:
Quem instruiu a galinha na formação de um ovo?
Como ela sabe por quanto tempo o ovo tem de ficar em cada seção?
Na verdade a produção da casca apresenta um grande desafio à galinha. O sangue de um galinha poedeira em qualquer tempo contem apenas 25 miligramas de cálcio (as não-poedeiras e os galos possuem apenas cerca de um terço disso),contudo,ao produzir uma casca de ovo,a galinha usa 125 miligramas por hora. Onde,então,obtém este cálcio extra? A fonte original,naturalmente é o alimento que come,sendo que a galinha extrai o cálcio de seus intestinos. Mas, ainda assim não pode absorver cálcio desta fonte tão rápido quanto precisa.
Assim, o que ela faz?

No entanto, se sua dieta continuar baixa,ela não pode manter esse passo, e assim primeiro ela compensa a situação por botar ovos com cascas mais finas. Se persistir um séria falta de cálcio,a galinha deixa completamente de botar ovos ao invés de botar ovos sem cascas.
Quem a ensinou a produzir ovos extras de modo a ter suficiente cálcio para as cascas?

É deveras interessante notar nesses detalhes de como se forma o ovo da galinha,que há realmente evidência de um Criador todo-sábio todo-poderoso e, o seu poderoso nome é Jeová, o criado de todas as coisas inclusive da galinha.
Para finalizar quero lembrar que o ovo é TUDO DE BOM...