Translate

sábado, 23 de setembro de 2017

Açafrão,Crocus sativus a especiaria mais cara do mundo....




 Neste poste nós não vamos falar do açafrão da terra a cúrcuma,e sim do açafrão extraído da flor Crocus sativus. Já a cúrcuma
vem de uma raíz, e só se assemelha ao açafrão na coloração.  O açafrão é nada menos que o pistilo da flor,que possui cor lilás e mede apenas 20 cm. Seu cultivo é fácil, e o alto preço se justifica pelo enorme trabalho exigido para extrair de flor em flor o pistilo. Ingrediente fundamental na Paella espanhola, e no Risoto ala Milanes. O alçarão é sinônimo de luxo desde a antiguidade.   



Na foto, a flor Crocus e os pistilos    
vermelhos em destaques. O açafrão é e sempre foi a especiaria mais cara e fina do mundo,poderia a ate ser comparada ao diamante, não por suas características físicas,mas pelo seu altíssimo  preço. O preço do açafrão se justifica pelo intenso e minucioso trabalho manual durante o processo,principalmente na etapa de retirar o pistilo. Para 1 kg de açafrão,são necessárias 150 mil flores, tornando o produto ainda mais valorizado. Não existe açafrão barato em nenhum lugar,sendo ainda mais caro em países que não são produtores.  


Com o grama em torno de 5 dólares, e o Kg variando de 3 a 20 mil euros, o açafrão é um ingrediente  fundamental em muitos pratos.


O açafrão possui um sabor marcante, e difícil ate mesmo de explicar. O açafrão é resultado de um trabalho delicado,e que demanda muito volume pelo fato dos pistilos serem muito pequenos e bem leves. 


Resumindo, por que o açafrão é tão caro? 
Porque a plantação realizada apenas uma vez por ano, é uma tarefa árdua. Cada bulbo deve ser plantado manualmente, o que obriga o trabalhador rural a caminhar agachado centenas de metros. A colheita é realizada apenas uma vez no ano. Cada flor tem 3 estigmas, ou pistilos. Para se obter 1 Kg de açafrão in natura, são necessários cerca de 150 a 200 mil flores. Então, é por essas razões que o açafrão, é e sempre será a especiaria mais cara na gastronomia mundial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário